Com o calor extremo durante toda essa semana, o Brasil será um dos lugares mais quentes do planeta. Nosso país ficará à frente dos desertos no noroeste da Austrália, que deverão ter temperaturas 5°C mais baixas que aqui. No ranking global, o Brasil será o 3º lugar mais quente do mundo, atrás de dois locais onde o calor extremo é mundialmente famoso: os desertos da Arábia e ao sul da Califórnia.
Além de calor intenso, a massa de ar extremamente seco e quente que cobre a maior parte do país também provoca baixíssima umidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), níveis de umidade relativa do ar abaixo de 20% são considerados uma situação de emergência. Ou seja, mais um risco para a saúde.
A estiagem muito prolongada, com grande número de municípios sem chuva há quatro meses ou mais, e o solo a cada vez mais seco acabam por criar um ciclo que piora a cada dia e se retroalimenta. Um solo mais seco favorece maior aquecimento, o que reduz ainda mais a umidade tanto do solo quanto também do ar. Tal cenário também impulsiona o fogo.
Cuidado. Cuide da sua saúde e do nosso país.
Leave A Comment