O transporte público traz diversos benefícios nos âmbitos da sustentabilidade social, econômica e ambiental. E, olha só: um ônibus de 40 lugares substitui 40 carros. Isso representa 21 vezes menos espaços nas vias e 8 vezes menos poluição que um carro.
Conheça os cinco principais relacionados ao clima do transporte público:
- Menos poluição do ar: ao usar o transporte público, não são apenas as emissões de CO2 de um indivíduo ou de uma família que diminuem, mas também há efeitos positivos em escalas em toda a cidade e em todo o país.
- Poluição sonora reduzida: para além da redução da poluição atmosférica, a limitação da utilização de carros particulares traduz também em uma diminuição da poluição sonora, sobretudo nas vias de tráfego intenso.
- Comunidades mais saudáveis: menos poluição atmosférica e sonora são melhores para a nossa saúde e bem-estar, especialmente no que diz respeito a condições crônicas, como doenças respiratórias.
- Diminuição do congestionamento do tráfego: o transporte público pode ajudar a reduzir o congestionamento nas áreas urbanas. O congestionamento não só atrapalha os deslocamentos e prejudica o meio ambiente, mas também custa caro!
- Menos dependência de combustível e menos produtos químicos nocivos: embora haja uma adoção crescente de energia verde em vários setores, a indústria de transporte depende fortemente de combustíveis. Na verdade, os combustíveis à base de petróleo ainda representam 90% de todos os combustíveis para transporte.
Por isso, vale a experiência de trocar o carro pelo transporte público. Vamos tentar?
Leave A Comment